Mostrando postagens com marcador CULTOS AFRO BRASILEIROS UMBANDA CANDOMBLÊ. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CULTOS AFRO BRASILEIROS UMBANDA CANDOMBLÊ. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Frei une catolicismo, umbanda e espiritismo em Teresina: "temos ajudado muita gente"

 

Frei une catolicismo, umbanda e espiritismo em Teresina: "temos ajudado muita gente"

 Imprimir

Fotos:Roberta Aline/Cidadeverde.com

Há seis anos, em uma noite de sexta-feira, o Frei Waldemar, então morador do Convento de São Raimundo, localizado no bairro Piçarra, na zona Sul de Teresina, teve uma “revelação noturna”. Segundo o religioso, Jesus Cristo lhe conduziu até um terreno tomado por matagal no Povoado Tapuia, região rural Leste da capital, e disse que era lá o lugar onde ele tinha que desenvolver sua fé.

O Frei Waldemar deixou o ministério católico e resolveu atender ao pedido espiritual:  fundou o Centro Ecumênico Divino Consolador. “Foi muito lindo esse momento, maravilhoso e não tive mais dúvidas quando meu mestre revelou isso. Eu respondi que ia arregaçar as mangas e trabalhar”, conta. No dia seguinte da revelação, a proprietária do terreno no povoado Tapuia doou o pedaço de terra para o sacerdote. 

Com problemas nas cordas vocais de tanto “pregar”, Frei Waldemar tinha 22 anos quando ingressou na Igreja Católica.  Após três décadas, a necessidade de desenvolver suas atividades mediúnicas e de ajudar pessoas fez com ele decidisse trabalhar a unidade entre o catolicismo, a umbanda sagrada e o espiritismo kardecista. 

Mestre em Sagradas Escrituras na FAI São Paulo, o Frei Waldemar morou dois anos em Jerusalém-Israel. Lecionou por mais de uma década nos Seminários Maior de São Luís e de Teresina como professor de Sagradas Escrituras e no curso de Ciências das Religiões. 

“Na Igreja Católica eu estava trabalhando, me doando, mas estava havendo uma perseguição ideológica por parte dos confrades que não estavam entendendo minha missão espiritual.  Passei 30 anos na Igreja Católica como religioso franciscano, na ordem fundada por São Francisco, e devido à minha visão espiritual, visão teológica, eu vi que dentro da Igreja Católica, na teologia católica, não contempla tudo que se refere ao mundo espiritual, deixa muito a desejar.  Então, eu tendo essa necessidade, preferi deixar o ministério católico, não abandonar a fé católica, mas dar uma visão mais aberta introduzindo o viés da doutrina espírita e também da doutrina umbandista, trabalhando esse tripé teológico: católico, espírita e umbandista em unidade, numa visão ecumênica e de diálogo inter-religioso”, explica.


Cuidando do espírito

Filho de Oxalá, que na Igreja Católica é Jesus Cristo, o Frei Waldemar conta que o trabalho em unidade com guias da umbanda, mentores espirituais e santos católicos, tem ajudado muitas pessoas. Idosos, adultos, crianças, jovens, políticos, candidato a governador. Pessoas de todo Piauí, Ceará, Maranhão e São Paulo. São muitos os pedidos de atendimento com o Frei, que afirma que não cobra nada pelas “consultas”, mas recebe doações voluntárias para prover as despesas da casa.

“Sou filho de Oxalá, Jesus é o nosso mestre. Em segundo lugar, sou filho da mãe Imaculada Conceição, a quem eu tenho uma profunda devoção, depois São Francisco e São Sebastião, que são meus padrinhos espirituais. Ogum rompe matas tem trabalhado muito ultimamente comigo e a gente tem ajudado muita gente. Aqui é um centro cristão ecumênico que  trabalha a unidade entre a doutrina católica, os santos católicos descem aqui para trabalhar como os guias da umbanda e como os guias da doutrina espírita kardecista. A gente trabalha essa unidade para melhor servir ao povo de Deus”, afirma. 

No Centro Ecumênico Divino Consolador o Frei Waldemar coordena as atividades de desenvolvimento mediúnico e ajuda espiritual.

O frei conta que a maioria das pessoas que busca atendimento no Centro Ecumênico Divino Consolador sofre com obsessões espirituais. Nas sextas-feiras e sábados são realizadas reuniões de cura, libertação e de desenvolvimento de médiuns. 

“A demanda de gente necessitada é grande.  As maiores aflições são obsessões espirituais. As pessoas que têm o dom da mediunidade, mas não sabem trabalhar isso. Muitas vezes não sabem o que que é e terminam então adoecendo. Quando chegam aqui a gente começa a fazer o trabalho de desobsessão, vai retirando os espíritos, vai socorrendo e tudo isso é uma realidade muito grande. A pessoa vai se aliviando e fica bem. Já tratamos aqui várias pessoas”, disse. 

2021: ano da Esperança 

Frei Waldemar conta que São Francisco de Assis lhe revelou que 2020 seria um ano marcado por sofrimento. Mas, o sacerdote afirma que 2021 será o ano da esperança e que as coisas irão começar a melhorar a partir de maio.

“São Francisco me mostrou cenas de muito sofrimento, mas não me mostrava a causa  desse sofrimento. Por outro lado o próprio evangelho do nosso senhor Jesus Cristo já previa tudo isso, sinais dos fins do tempo no sentido tempo para iniciar outro tempo, um novo ciclo. Essa limpeza  passa tanto pela energia dos humanos, mas também própria natureza. Tem saído caro para humanidade porque a própria humanidade causou desmatamento, poluição e a consequência é tudo isso. Para 2021 sinaliza esperança de nova realidade e tempos novos, tempos melhores. Acredito que de maio em diante que as coisas vão começar a melhorar e a gente vai poder visualizar melhor esse novo tempo, novo ciclo que está acontecendo”, afirma.

Sobre a expectativa da vacina contra o coronavírus, o Frei ressalta que, conforme as pessoas forem se vacinando, elas sentirão mais segurança para poderem trabalhar, para poderem estar mais juntos, sorrir, brincar e se abraçar.

“Somos afetivos e precisamos disse,e ai vem a autoestima das pessoas que com certeza irá melhorar. O comércio, indústria, vai abrir mais as portas para postular mais emprego, tem muita gente desempregada, muita gente chorando”, analisa.

Novo templo
Com ajuda de doações, o Frei Waldemar está construindo um templo dentro do Centro Ecumênico Divino Consolador. No novo espaço terá salas de cura, de reunião e para atendimentos personalizados. A expectativa é que a obra termine neste próximo ano.

 

 

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com 

 

 Imprimir

sábado, 24 de setembro de 2016

O QUE É XAMANISMO?

UMBANDA DO AMOR


Posted: 23 Sep 2016 02:32 PM PDT
Posted: 23 Sep 2016 09:08 AM PDT

                                     

                O QUE É XAMANISMO?

Léo Artése

A BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO

img
Atualmente quando a maioria das pessoas ouvem a palavra xamanismo pensam em culturas indígenas americanas, outros reclamam por que não pajelança se estão no Brasil. Sempre considerado como um programa de índio.
O xamanismo não se refere apenas à espiritualidade indígena. É certo que os indígenas foram os grandes responsáveis por manterem acessas as chamas da Medicina da Terra mas as práticas se originaram no homem primitivo, no paleolítico.
A palavra tem origem siberiana e não americana e é usada hoje como uma forma única para descrever as práticas no mundo todo. Ou seja, as práticas são universais, é um legado do Mundo Espiritual para a Humanidade. Não pode haver fronteiras.
A palavra xamanismo foi criada por antropólogos (ver em xamã) para definir um conjunto de crenças ancestrais. Para mim é um caminho de conhecimento. Nós podemos perceber traços do xamanismo em várias religiões.
As raízes do xamanismo são arcaicas e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto a própria consciência humana. As origens do xamanismo datam de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra. Antropólogos têm estudado xamanismo nas Américas; do Norte, Central, Sul. Também na África, entre os povos aborígines da Austrália, Esquimós, Indonésia, Malásia, Senegal, Patagonia, Sibéria, Bali, Velha Inglaterra e ao redor da Europa, no Tibet onde o xamanismo Bon segue a linha do Budismo Tibetano, ou seja, em todos os lugares ao redor do mundo. Seus traços estão presentes nas Grandes religiões.

Religião da Idade da Pedra

Piers Viebsky em "O xamã", cita que em 1991 foi encontrado o corpo mumificado de um homem preservado sob as neves dos Alpes Austríacos. Foi apanhado por um temporal ao cruzar um desfiladeiro da montanha há cerca de cinco mil anos. Poderia ser de um pastor (de ovelhas) mas as tatuagens na pele, um disco de pedra numa correia e alguns musgos secos medicinais encontrados em sua posse permite a suposição de que era um xamã numa viagem ritual.
Muito antes de ter sido descoberto esse "homem do gelo", no princípio do sec. XX, foram encontradas pinturas rupestres pré-históricas, no Sul da França, de figuras semi-humanas, semi-animais entre animais comuns, que foram consideradas como representando xamãs e que conduziram a suposição de que o xamanismo foi a religião humana original e primordial.
img
Numa das gravuras um homem com o falo ereto está deitado ao lado de um bisonte com uma cabeça de pássaro ao seu lado; o próprio homem parece ter a cabeça de pássaro e presume-se que a gravura represente um xamã em transe. Essa interpretação foi popularizada na década de 60 por Lommel num livro profusamente ilustrado, Shamanism:The Beginnings Of The Art.
img
A figura da gruta de Les Trois Frères nos Pirineus franceses que foi chamada de Feiticeiro Dançador, é considerada por alguns estudiosos como representando um xamã. Uma criatura masculina vista de perfil olha de frente para quem a contempla com os seus olhos muito redondos. Todas as partes da sua anatomia parecem pertencer a um determinado animal: orelhas de lobo, chifres de veado, rabo de cavalo e patas de urso. E no entanto o efeito geral é notoriamente humano. Outra interpretação possível é a de que represente um espírito Senhor dos Animais personificando simultaneamente a essência de todas as espécies.
O primeiro tratado vem da Sibéria (altaicos, iacutes, buriatas, tungues, vogul, samoiedos, etc.). Uma fonte acredita que os homens/xamãs teriam emigrado durante as grandes glaciações seguindo rebanhos de renas. Eles passaram pelo estreito de Bering ou por uma ponte terrestre que ligava os dois continentes e se espalharam pelo mundo.
Encontram-se fenômenos xamânicos similares entre os esquimós, índios das Américas; do Norte, Central e Sul; Oceania, Austrália, no sudeste asiático, na Índia, no Tibet e na China. Trata-se de um conjunto de práticas evidentemente adaptadas a cada cultura, a cada crença, mas que em toda parte apresenta o mesmo conteúdo mágico, religioso e simbólico. Faz pensar que todos vieram de uma mesma fonte de conhecimento.
Sintetizando, o xamanismo é a "Jornada da Consciência", um legado da humanidade além das fronteiras dos países, credos, raças, filosofias. Xamanismo Universal não significa uma classificação nova no xamanismo, o xamanismo é universal. A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado. O praticante compreende o Espírito Essencial que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. O praticante sabe quem ele é e como se relaciona com o Universo.
No sentido do "religare" pode ser considerada uma religião, mas o xamanismo não é como um conjunto de ritos específicos que seguem seus mestres máximos como cristianismo (Cristo), budismo (Buda), islamismo (Maomé), Taoísmo (Lao-Tsé), etc; cujas práticas são determinadas e iguais e que possuem seus Livros Sagrados de conduta em todos os lugares do mundo.
Na essência são práticas religiosas. O xamanismo se insere de acordo com a crença espiritual/religiosa local, é um fenômeno religioso. Pode-se dizer que as religiões representam um xamanismo adaptado e afetaram as tradições xamânicas continuadas ou marginalizadas nas culturas que dominaram. As práticas, os mitos, as entidades dependem da tribo, linha, geografia, crenças.
O xamã é sempre uma figura dominante e não um santo,avatar ou profeta. Ele é um intermediário entre o mundo espiritual, natureza e a comunidade.
A Medicina da Terra é derivada de conhecimentos medicinais passados pelos ancestrais que são honrados por aqueles que recebem a iniciação. O clichê mais ultrapassado é aquele em que o iniciado tenta matar simbolicamente seu iniciador ao invés de honrá-lo. Isso é enfraquecer a raiz pela qual ele foi formado, uma auto-sabotagem espiritual. O entendimento disso faz com que o discipulado crie conscientemente um movimento de afinidade que traz harmonia no resultado.
img
O "conhecimento" é para todos mas "sabedoria" é para alguns. Por isso acho importante a divulgação do conhecimento e aplicação prática dele pois existe ainda uma minoria que se transforma. É como um garimpo! Entre esses buscadores do conhecimento sempre sai uma pepita de ouro que vai fazer o mundo mais brilhante. Por essas pepitas vale a pena. O coração do verdadeiro iniciado tem que se confortar com isso pois sempre é a minoria. Por outro lado existe um outro fenômeno, algumas pessoas lançam-se à determinadas práticas sem o devido conhecimento e sem as "bênçãos espirituais", ou seja: ação sem conhecimento. O que pode ser problemático.
Muitos iniciam a caminhada mas poucos atingem as maiores alturas. Este conhecimento não está limitado aos iluminados, é disponível para todos nós dependendo da sinceridade e humildade com que buscamos. Sabedoria xamânica é sabedoria da Mãe Terra e, a cada filho dela, é dado um presente, algum talento especial.
O xamã compreende o Círculo Sagrado da vida e recomenda, ajuda na cura, ensina o que é necessário para o bem da comunidade.Isto significa freqüentemente colocar a comunidade em primeiro plano. O caminho xamânico conduz a um relacionamento de amor com a Mãe Terra. Não é possível praticar o verdadeiro xamanismo sem incluir os cuidados com a preservação da vida de todos os reinos (animal, mineral, vegetal, espiritual) em nosso planeta.
O xamanismo aparece como um reflexo de um Grande Espírito que pode ter vários nomes. É honrado o Criador e todas as suas criaturas, sejam pedras, animais, aves, plantas, peixes, insetos, águas, ventos e outras manifestações da natureza que compartilhamos a existência nesta vida. Essa consciência, esse alinhamento com as forças da natureza, transforma-se em poder de cura e expande habilidades psíquicas através da reconexão com a vida, com o Sagrado, com o mistério da Criação.
O foco das práticas do xamanismo centra-se nos ritmos cíclicos da natureza: nascimento, morte e renascimento, a complementaridade masculino e feminino, o contato pessoal individual com ambiente imediato da terra, com as forças da terra do sol, da lua e das estrelas. Um verdadeiro xamã enfrentou suas sombras e venceu seus medos da insanidade, solidão, orgulho, vaidade, vícios, doença, ao passar por mortes em vida. Depois disso, escolhe tornar-se curador curado, auxiliador, visionário, à serviço das pessoas.

No xamanismo ao redor do mundo podemos ver as similaridades que definem as práticas :

  • A Busca por estados Alterados de Consciência, Vôo da Alma / Êxtase. O xamã é um especialista e um mestre da viagem estática
  • A capacidade de viajar em espírito assumindo a forma de um animal ou ave ou diretamente através daquilo a que chamaríamos de experiência fora-do-corpo. Este vôo mágico é um dos fundamentos do xamanismo
  • Viagem por mundos paralelos ( Reino dos Espíritos). Mundos invisíveis à realidade ordinária a fim de guiar espíritos e obter conhecimento espiritual.
  • O xamã atua como canal de cura. Tem conhecimento do poder das plantas, pedras, dos espíritos animais e seres da natureza.
  • Devoção à Criação, Sol, Lua, Estrelas. Reconhecimento da presença de Deus em todas as manifestações do Universo
  • Interação com espíritos da natureza
  • Utilização de instrumentos de poder para induzir ao transe /estados alterados de consciência (tambores, maracás, etc)
  • Conhecimento sobre o fogo
  • Utilização de plantas (purificação, enteógenas, medicinais, magnéticas)
  • Canções de Poder
  • Danças
  • Respiratórios e dietas
  • Contação de histórias, preleições.
img
O Xamanismo como a mais antiga prática espiritual da humanidade tem como base em suas práticas o respeito pela ecologia, reconhecimento do Sagrado, necessidade de expandir a consciência e obter resposta em mundos paralelos, prática do amor incondicional . Suas práticas estabelecem contato com outros planos de consciência a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde. Propicia tranqüilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.
A interação harmônica dos elementos equilibra a Jornada da Nossa Alma, faz girar a Roda da Vida em harmonia. No xamanismo praticado na atualidade estudamos os talentos elementais:
  • A Terra é relacionada com o corpo físico e com as sensações.
  • A Água é relacionada com a alma e com as emoções e sentimentos.
  • O ar é relacionado com a mente e aos pensamentos e idéias.
  • O fogo é relacionado com o espírito e associado à consciência, a claridade, a inspirarão.
O reconhecimento do caminho da verdade vem da expansão da consciência e a compreensão de que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante e provém do desenvolvimento de seus próprios dons. Inspirados na sabedoria dos povos ancestrais temos o desafio de resgatar o conhecimento acumulado nas práticas xamânicas das diversas tradições do planeta para os dias atuais. Assim, pretendemos contribuir para a saúde, autoconhecimento e o bem-estar geral do nosso povo e resgatar valores para uma vida mais harmônica e ecológicamente correta.
Os ancestrais xamânicos viviam em harmonia e equilíbrio com todos os seres, pedras, plantas, animais, pássaros, peixes e até insetos.Para garantir sua sobrevivência em ambiente hostil os homens primitivos interpretavam os sinais e as mudanças da natureza a seu redor. Viviam de acordo com os ciclos do Sol e da Lua, das mudanças das estações, manifestações da natureza, vento, chuva, etc.
img
Os caminhos do xamanismo são espirituais. A prática xamânica compreende a capacidade de entrar e sair de estados de consciência, de realidades não-ordinárias Os estados alterados de consciência não envolvem apenas o transe e sim a capacidade de viajar na realidade incomum com o objetivo de encontrar espíritos animais, plantas, mentores, obter insights, promover curas, oráculos.
Os estados alterados de consciência incluem vários graus. Stanley Kryppner chega a classificar vinte estados diferentes de consciência. Elíade fala do êxtase, Castañeda fala do nagual. Nirvana, samadhi, alfa, transe, satori, consciência cósmica, supraconsciência, etc.,também são nomes para a mesma manifestação.
São através desses estados que conseguimos conexão com nossos mitos, símbolos, nossa verdade interior. Conseguimos expandir a percepção para mistérios que estão guardados em nós mesmos. Aprendemos a sentir, ver e ouvir a energia.Nos religamos com o Sagrado e com a fonte criativa de tudo o que nos acontece. Através da consciência ordinária não conseguimos alcançar níveis profundos do nosso ser. Existem diversas técnicas ou rituais para se chegar a estados mais profundos de consciência, dentre elas: tambores, danças, jejuns, plantas de poder (enteógenos), respirações, posturas corporais, e outros.
Através desses estados especiais alcança-se uma experiência divina, acessa-se uma fonte de Sabedoria Superior, podemos curar nosso corpo, nos conhecemos melhor através das visões, expandimos a nossa consciência.
Aprende-se as influências e forças da Terra e como as energias naturais afetam a vida. Tudo na natureza cresce e muda. É um ciclo. Os povos antigos consideravam a viagem circular da Terra ao redor do Sol, uma roda, representando o eterno ciclo de nascimento e desabrochar, crescimento e florescimento, maturidade e frutificação, envelhecimento e decadência, morte e decomposição e novamente renascimento, refletido na vida humana e na natureza.
Os nativos reconhecem o círculo como o principal símbolo para o entendimento dos mistérios da vida. Observaram que ele estava impresso em toda a natureza. O homem olha o mundo através dos olhos que é um círculo. A Terra, a Lua, o Sol, os planetas; são todos circulares. O nascer e o por do Sol acompanham um movimento circular. As estações formam um círculo. Os pássaros constroem ninhos em círculos, animais marcam seus territórios em círculos. As cabanas, ocas, tipis são circulares.
O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta. O resgate dos festivais sazonais (Solstícios e Equinócios), por exemplo, não marcam apenas a jornada do Sol, mas também os pontos críticos das estações, o ciclo agrícola, nossas emoções, hábitos. Essas "Forças Verdadeira acessadas desde o princípio na história espiritual da Terra, são resgatadas através dos séculos e podemos sentí-las atuando em todos os momentos das cerimônias.
Podemos sentir a ligação profunda que a natureza tem com a vida, nos tornarmos parte de uma comunidade global, propomos o Vôo da Consciência em busca de novos horizontes, de novas conquistas, de um novo ser, de uma nova vida. O início de uma vida pautada na sabedoria encontrada nas folhas, nos movimentos dos ventos, no poder transformador do fogo, nos espíritos ancestrais, na jornada da alma, na missão.
As religiões do mundo moderno não têm tempo para a ecologia espiritual assim como a cultura e o modelo de pensamento consumista atuante. As Grandes Religiões inspiram e apontam para uma vida eterna fora deste planeta e pouco se preocupam em honrar as realidades do espaço sagrado em que vivemos. Atualmente muitos vivem com uma sensação de separação, isolamento, um sentimento de que deva existir um sentido maior na vida. Os rituais xamânicos podem trazer a consciência de somos apenas um "microcosmo", que somos parte de "algo maior", que somos filhos da Terra, parte de uma Terra Viva.
Harmonia - Amor - Paz e Luz

Posted: 23 Sep 2016 08:41 AM PDT
Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade: OFICINA DE MÚSICA SACRA DE TERREIRO - UMBANDA.: Somente 20 vagas. Maiores informações, pelo site: http://www.livrariadotriangulo.com.br/departamento/59872/09/curimba