A Mitologia Chinesa possui muitos deuses, mais de mil. Acredita-se que Yu Huang seja o deus mais importante dentre todos os deuses.
Apenas alguns deuses têm real importância pra história dessa mitologia, são eles:
Yin e Yang: São considerados os primeiros deuses. Yang é a energia masculina, que é ativa, clara, ímpar. Já Yin é a energia feminina, em repouso, escuro, par. Eles são representados pelas metades preta e branca de um círculo e são eles que constituem os aspectos da vida.
Pan Ku/Pan Gu: Quando Yin e Yang estavam dentro de um ovo gigante, eles lutaram um contra o outro e, assim, quebraram o ovo ao meio, e então, revelaram Pan Ku. Quando o deus saiu do ovo, a terra e o céu se separaram dele. Durante dezoito mil anos o deus trabalhou na criação de tudo, usando um martelo, um formão e a ajuda de um unicórnio, um tigre, uma tartaruga e uma fênix. Ao morrer, seu hálito se transformou no vento e seus olhos no Sol e lua.
Nu Wa: Muito tempo atrás houve um grande dilúvio e todos haviam morrido, exceto por Nu Wa e Fu Hsi, seu marido. Quando o dilúvio secou, eles se transformaram num casal de cobras com cabeça de humanos. Seus filhos eram as plantas e os animais. Numa outra versão do mito, Nu Wa formou pessoas com bolas de lama e consertou o mundo após o dilúvio. Também era conhecida como deusa da fertilidade.
Fu Hsi: Considerado o fundador da China, Fu Hsi foi o primeiro rei chinês, ele estabeleceu as primeiras leis. Era um grande inventor, inventou nomes de famílias e clãs e fez o primeiro calendário, tal como os primeiros instrumentos musicais e o primeiro sistema de escrita chinesa.
Shennong: Também conhecido como Yan, era o deus das plantas, agricultura e medicina herbal. Foi governante da China e herói cultural, que viveu há, aproximadamente, cinco mil anos atrás, quando ensinou a antiga China práticas de agricultura. Seu nome significa “Fazendeiro divino”, e ensinou o povo a evitar a matança de animais.
Yi: Era conhecido como um arqueiro excelente. Foi um dos heróis chineses pois diz que há muito tempo atrás, havia dez sóis, e não apenas um, e como eles eram muito quentes, queimavam a Terra. Yi, com seu arco, matou nove deles e deixou apenas um.
Shang-o: A mulher e Yi, certa vez, bebeu o elixir da imortalidade, que roubou de seu marido que tinha o achado. Ela, então, começou a flutuar, até a lua e, no meio do caminho, foi transformada num sapo. Yi ficou arrasado e Shang-o se tornou deusa da lua.
Lei Gong: Também conhecido como Lei Shen, era o deus do trovão e uma divindade taoísta. Quando era ordenado pelos Céus, ele punia os mortais culpados de crimes secretos e espíritos do mal que usavam seu conhecimento do Taoísmo para prejudicar humanos. Inicialmente, tinha uma vida mortal, mas ao comer um pêssego do pessegueiro sagrado, ganhou asas de pássaro e recebeu uma maçã e um martelo, e virou o deus do trovão.
Hsi Wang-Mu: Era conhecida como rainha mãe e dos céus, era mulher de Yü Huang Shang-Ti, vivia num palácio construído de jade. As pessoas rezavam para ela quando tinham uma filha, pois era padroeira das mulheres. Foi quem deu o elixir da imortalidade a Yi.
Yü Huang Shang-Ti: Também chamado de O Imperador de Jade, era quem governava os céus. Seu reino era visto como espelho celestial da corte do imperador chinês. Seus funcionários recebiam relatórios vindos dos deuses domésticos falando sobre a conduta das pessoas na Terra. Ele foi, provavelmente, um imperador que deixou seus bens para ajudar pessoas, antes de ir para o céu.
Monte Kunlum: O paraíso da China ficava no centro da Terra, no topo da montanha Kunlum. Lá era onde moravam os todos os deuses e onde havia o jardim de Hsi Wang-Mu.
Pêssegos da Imortalidade: No jardim de Hsi Wang-Mu havia pêssegos de um pessegueiro cujas pessoas que os comiam se tornavam imortais. Certa vez, Sun Wu-K'ung (Sun Wukong) foi até o paraíso e roubou pêssegos, mas foi capturado por Buda.
Sun Wu-Kung: Depois de pego roubando pêssegos do jardim de Hsi Wang-Mu, a deusa Kuan Yin, bondosa deusa da misericórdia, intercedeu por ele, lhe dando permissão para voltar a Terra para levar Tang Seng, um peregrino budista, até a Índia.
Os Três Deuses da Felicidade: Os três deuses representam todas as qualidades almejadas pelo povo chinês, eles são Fu Hsing (sorte); Lu Hsing (riqueza e altos postos [que também concedia filhos homens]) e Shou Using (longevidades [e quem decidia a data da morte das pessoas]). As estátuas desses três deuses podem ser encontradas em vários restaurantes chineses.
Lung Wang: Reis dragões, ou Lung Wang/Long Wang, eram deuses de rios, lagos e quatro oceanos. Esses reis representavam várias coisas, como sabedoria, bondade e força. Eram protetores de barqueiros e puniam a todos que desperdiçavam água. Eram eles, também, que traziam chuva, mas quando estavam zangados traziam nevoeiros e terremotos, danificando margens de rios.
K'uei Hsing: Também chamado de Kui Xing, era deus dos exames e foi muito popular nos tempos de império quando exames eram um requisito muito importante para um emprego no funcionalismo público. Quase sempre é representado por um homem até o pescoço e com a cabeça de algum animal marinho, pois quando era professor foi salvo por um animal marinho ao tentar se afogar.
Yen-Lo Wang: Há muito tempo havia dezoito infernos, distribuídos por dez tribunais de justiça, que eram presídios. Yen-Lo Wang era o chefe do inferno, mas, mesmo assim, era justo e bondoso. Mantinha registrado as boas e más ações dos humanos na Terra, e dava sentenças justas para os maus atos e recompensava os bons e/ou os arrependidos.
ReplyForward |
Nenhum comentário:
Postar um comentário