quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Terapias alternativas auxiliam a manter a calma e aliviar o estresse

 

00:00/00:00
Erro ao carregar o recurso de vídeo.
Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.
Mindfulness: os benefícios da atenção plena à terapia
Mindfulness: os benefícios da atenção plena à terapia
Vida corrida é sinal de: estresse. Com tantas tarefas no dia a dia, manter o foco é difícil. É por isso que algumas pessoas estão procurando alternativas para melhorar concentração e atenção durante as pendências diárias. O Programão vai mostrar algumas técnicas que te ajudam na hora de manter a calma.
O MindFullness, no português “atenção plena”, é um tipo de meditação que foi desenvolvida há mais de 30 anos em Harvard, por um doutor chamado Jon Kabat-Zinn, com base em uma meditação budista, essa técnica é muito favorável às pessoas com dores crônicas, ansiedade e depressão.
“A técnica vai trazer para o presente diminuindo toda essa catastrofização, toda falta de presença, toda a alienação de estar num passado ou num futuro, que é o que hoje em dia causa ansiedade, depressão e vai trazer mais clareza, mais foco. O bom da atenção plenaé que é para todas as idades, crianças a partir de 9 anos já podem começar a fazer, inclusive tem escolas adotando essa técnica, por que ajuda também na concentração”, conta a psicóloga Sara Damasceno.
O neurologista João Segundo explica também quais benefícios essa prática traz para o cérebro. “Os estudos hoje mostram claramente que o cérebro se modifica após 4 semanas de prática de meditação do tipo atenção plena, melhorando as suas funções de clareza mental, empatia, controle das emoções por que hoje a sociedade está muito intolerante, então você reage com muita raiva, ódio, agressividade”, relata.
O mindfullness não tem ligações com a religão, é um treino mental. Ele pode ser praticado em qualquer posição, contanto que se trabalhe a respiração e gere a atenção plena para você mesmo. Uma vez por semana, durante 50 minutos, as pessoas relaxam através dessa técnica.
“Os benefícios são inúmeros, entre eles a calmaria. Eu era muito acelerada, então percebo que estou desacelerando. É um processo que venho observando, faço há mais ou menos um ano, focando o estado presente, por que a gente sempre está ou pensando no passado ou se projetando para o futuro”, conta a assistente social Nathalia Sousa.
REIKE
Outra técnica que ajuda bastante na hora de manter a calma e a concentração é o Reiki, que que significa energia, vital, universal. Criado pelos japoneses há mais de 100 anos, também não possui ligação nenhuma com qualquer tipo de religião, mas possui um diferencial, acontece com a ajuda das mãos.
“A posição das mãos é entre o seu chacra coronário até o chacra base, é a energia que somente um canal de luz, a energia rei versus a energia que alinha, então essa transposição desse canal de luz, essa energia invisível como falam, a gente vai canalizando em cada ponto do corpo da pessoa e por si só essa energia do reike é tão inteligente e divina que a pessoa se transforma, fica uma sensação de bem-estar da harmonização do corpo”, explica a Reikiana, Gilliana Sousa.
Dentre os inúmero benefícios do Reike estão a amenização da ansiedade, harmonização do ser, alívio das dores e até mesmo a ajuda no emagrecimento. A sessão dura 50 minutos, em um ambiente necessariamente bem tranquilo. A prática faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e está no hall de serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde-SUS
A publicitária Rhuana Chaves praticou Reike pela primeira vez e adorou. “Eu que trabalho com publicidade, tenho uma vida mais corrida, mais agitada, senti uma energia muito boa, que fica passando no nosso corpo, dá uma paz, é muito legal”, relata.
     
    SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
    Este conteúdo não recebe mais comentários.
    MAIS DO GSHOW

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário