Como podemos lidar com uma paixão que sabemos que não é saudável para nós? O que isso significa e como o yoga pode nos ajudar nessa situação?
Todo desejo é uma provação. Desejo é um tema central do despertar e dos textos sagrados do yoga. Afinal, sua vida nada mais é que o resultado de seus desejos. Desejo é o único poder verdadeiro da alma. A única coisa que pode fazer livremente é desejar. O resto é restrito aos limites impostos pela natureza, a lei, a sociedade, etc.
Na Bhagavad-gita Krishna explica: Capítulo 2, Verso 70: “Aquele que não se perturba com o incessante fluxo dos desejos — que entram como os rios no oceano, o qual está sempre sendo enchido mas sempre permanece calmo — pode alcançar a paz, e não o homem que se esforça para satisfazer tais desejos.” (
link)
Então os desejos estão sempre aí, sempre entrando na nossa mente. Faz parte da vida mesmo. O que dizer da “paixão”, o desejo por outro ou outra, que é muito forte. A questão, portanto, é como lidar com eles, como lidar com os desejos de forma benéfica e saudável.
A pergunta que você sempre se deve fazer é essa: “esse desejo é bom para mim ou não?”. Analise se o desejo está alinhado com seu dharma e até mesmo o bom senso comum. Esse desejo vai realmente avançar sua vida, ou ser um atraso? Vai trazer um prazer momentâneo e depois deixar sequelas ruins, ou vai me ajudar a ser mais feliz a longo prazo?
Ou seja, precisa pensar. Usar a razão. Não podemos apenas ser guiados pelo desejo desenfreado. A inteligência precisa ser consultada, ainda mais quando sua inteligência já está enriquecida com espiritualidade autêntica, com o “jnana” como descrevemos no livro “O Caminho 3T”.
Então se você já pensa que sua paixão é por “alguém que não deveria”, já indica que é uma roubada mesmo! Você já sabe que vai se machucar, vai sair pior. É como comprar algo que não precisa ou nem podia. O resultado não será nada bom. Então, com a força de seu autocomando, com domínio de sua vida, você interrompe o processo—corta na raiz!
Eu gosto de pensar em termos de propósito, de missão de vida. Quando surge um desejo, eu me pergunto: “isso aqui faz parte de minha missão?”. Aquilo que está sendo desejado vai fortalecer sua missão ou ter harmonia com ela?
Voltando a pergunta original, vale então estudar seriamente se a pessoa por quem está sentindo essa paixão é a pessoa certa para você. Esse vídeo pode ajudar nesse sentido:
“2 Coisas Para Saber Se Encontrou A Pessoa Certa para Amar”.
No livro “O Caminho 3T” (
www.3T.org.br) entenderá mais o conceito de missão de vida, de encontrar seus dharmas e de como colocar isso em prática no dia a dia. Lá também encontrará técnicas para desenvolver e fortalecer seu autocomando, seu domínio sobre suas ações e palavras.
Seu amigo,
Giridhari Das
Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “Não dá vontade de parar de ler. O caminho 3T é um livro que conecta a sabedoria do Yoga ao seu dia-a-dia, com ferramentas e exemplos práticos de como manter sua mente saudável, presente no aqui e agora.” – Taila Roncon
Nenhum comentário:
Postar um comentário