segunda-feira, 17 de abril de 2017

associação asatru em brasil




Sobre Ásatrú


O que é Asatru?
Muito antes do cristianismo chegar ao norte da Europa, as pessoas de lá (os nossos antepassados) tinham suas próprias religiões. 
Uma delas foi o Asatru. Era praticado nas terras que hoje são Escandinávia, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda e outros países também. Asatru é a crença original ou nativo religiosa para os povos que viviam nestas regiões.

O que significa a palavra "Asatru" significa?
Isso significa, grosso modo, "a crença em deuses" ou " fé nos Aesir" em Old Norse, a linguagem da antiga Escandinávia em que muito do nosso material de origem foi escrito. Asatru é o nome pelo qual os escandinavos chamaram sua religião.

Quando começou Asatru?
Asatru tem milhares de anos. Seus primórdios se perdem na pré-história, mas é mais velho que o Cristianismo, Islamismo, Budismo, ou a maioria das outras religiões. Os impulsos espirituais que ele expressa são tão antigos quanto os povos europeus se - pelo menos 40.000 anos, e talvez muito mais velho.

Por que precisamos do Asatru? Não são a maioria das pessoas que desejam a religião, estão satisfeitos com o cristianismo ou uma das outras religiões "Estabelecidas"?
Pessoas são atraídas para as religiões mais conhecidas, porque eles têm verdadeiras necessidades espirituais que devem ser preenchidos. As pessoas estão olhando para a comunidade e para respostas às "grandes perguntas": O que é a vida, e como devemos vivê-la. Para muitas pessoas hoje, as crenças chamadas grandes não têm respostas que funcionam. Asatru tem respostas, mas não tem sido uma alternativa para a maioria dos candidatos, porque eles não sabem sobre ele. Logo eles percebem que não há outra maneira (a melhor, mais natural, maneira mais honrosa) eles não ficarão satisfeitos com nada menos do que um retorno à religião de seus ancestrais.

Porque é que a religião de nossos ancestrais o melhor para nós? 
Porque somos mais como nossos ancestrais do que somos como qualquer outra pessoa. Herdamos não apenas a sua aparência física geral, mas também seus traços predominantes: mental, emocional e espiritual. O que pensamos e sentimos mais como eles fizeram; nossas necessidades básicas são mais como as deles.
A religião que melhor expressa a sua natureza mais íntima - Asatru - é mais adequado para nós do que é algum outro credo que começou no Oriente Médio entre as pessoas que são essencialmente diferentes de nós. Judaísmo, o islamismo e o cristianismo são religiões exóticas que na verdade não falam às nossas almas.

Por que o Asatrú morreria, se ele era a religião certa para os europeus? 
Asatrú foi submetido a uma violenta campanha de repressão durante um período de centenas de anos. Inúmeros milhares de pessoas foram assassinadas, mutiladas, e exilados no processo. As pessoas comuns (os seus antepassados!) não desistiram de suas crenças mais caras facilmente. Eventualmente, a organização monolítica da igreja cristã, reforçada por ameaças de isolamento econômico e assistida por uma campanha de propaganda enérgica, triunfaram sobre as tribos valentes, mas sem sofisticação.
Ou pelo menos parecia! Apesar desta perseguição, os elementos da Asatru continuaram até nossos dias - muitas vezes sob o disfarce de folclore - provando que a nossa própria religião nativa apela aos nossos seres mais íntimos de uma maneira fundamental. Agora, mil anos após o seu suposto falecimento, é viva e crescente. De fato, desde que há homens e mulheres de ascendência européia, não pode realmente morrer porque nascentes formam a alma do nosso povo. Asatru não é apenas o que acreditamos, é o que somos.

Não foi a aceitação do cristianismo um sinal de civilização - um passo acima da barbárie?
Não! As atrocidades cometidas pelos cristãos, muçulmanos e judeus ao longo da história são praticamente um passo para cima de qualquer coisa. Os chamados "bárbaros" que seguiram Asatrú (os Vikings, as várias tribos germânicas, e assim por diante) foram a fonte de nossas melhores tradições civilizadas - julgamento pelo júri, parlamentos, Anglo-Saxão lei comum, e os direitos das mulheres, para citar alguns. Nossa própria palavra "lei" vem da língua nórdica, não das línguas dos países cristãos. Que nós simplesmente não tínhamos e não necessitávamos ser civilizados pelo cristianismo.

Você diz que Asatrú foi a Religião dos Vikings, entre outras Primordiais Culturas européias. Eles não foram um grupo Sanguinário consideravelmente?
Historiadores modernos concordam que os Vikings não eram mais violentos do que os outros povos de suas épocas. Lembre-se, as descrições de ataques e invasões Viking foram todos escritos por seus inimigos, que eram quase imparcial. Ambas as culturas islâmica e cristã utilizavam meios tão sangrentos, se não mais, do que os escandinavos. Foi um período muito duro na história para todos os envolvidos!

Estamos sempre falando sobre os Vikings. Isso quer dizer que Asatrú é apenas para pessoas de ascendência escandinava?
Não. Asatrú, como praticado pelos povos nórdicos, tinha muito em comum com a religião das outras tribos germânicas, e com os seus primos os celtas, que pode ser pensado como uma versão de uma religião geral européia. Asatrú é para todos os povos europeus, com ou sem o seu patrimônio é especificamente escandinavos.

Quais são as crenças básicas do Asatrú?
Acreditamos em uma base, a energia que tudo permeia divino ou essência que é geralmente oculto para nós, e que está além da nossa compreensão imediata. Acreditamos ainda que esta realidade espiritual é interdependente com a gente - que nós afetamos, e isso nos afeta.
Acreditamos que esta divindade subjacente se manifesta a nós na forma dos Deuses e Deusas. Histórias sobre essas divindades são como uma espécie de código, a "linguagem" misteriosa através do qual a realidade divina nos fala. Nós acreditamos em padrões de comportamento que são consistentes com essas verdades espirituais e harmoniosas com o nosso mais profundo ser.

Como o Asatrú diferem de outras religiões?
Asatrú é diferente das religiões mais conhecidas de muitas maneiras. Alguns destes são:
Nós somos politeístas. Ou seja, nós acreditamos em um número de divindades, incluindo deusas, bem como Deuses. Nós não aceitamos a idéia de "pecado original", a noção de que estamos contaminados desde o nascimento e intrinsecamente mau, como o cristianismo. Assim, nós não precisamos "salvação".
As religiões do Oriente Médio ensinam tanto ódio de outras religiões ou o dever de converter os outros, muitas vezes pela força. Eles têm muitas vezes praticado essas crenças com cruel brutalidade.
Nós não reivindicamos ser uma religião ou uma fé universal para toda a humanidade. Na verdade, nós não achamos que tal coisa é possível ou desejável. Os diferentes ramos da humanidade têm maneiras diferentes de olhar o mundo, cada um dos quais é válido para eles. É justo que eles tenham diferentes religiões, o que naturalmente fazem.

Você considera os mitos nórdicos são verdadeiros?
Os mitos são histórias sobre os Deuses e Deusas do Asatrú. São maneiras de afirmar as verdades religiosas. Ou seja, nós diríamos que eles contêm verdades sobre a natureza da divindade, a nossa própria naturezae as relações entre os dois. Nós não afirmamos que os mitos são literalmente verdadeiras, como a história.

O que dizer destes Deuses e Deusas? Eles são reais?
Sim, eles são reais. No entanto, assim como a maioria dos cristãos não acham que seu Deus é realmente uma figura de idade barbudo sentado em uma cadeira de ouro no céu, não acreditamos que Thor (por exemplo) é na verdade uma entidade em forma de um homem musculoso carregando um martelo grande. Há um Thor real, mas nos aproximamos um entendimento dele através desta imagem mental em particular.

Os seguidores do Asatru Oram para seus deuses e deusas?
Sim, mas não exatamente, da forma como as maiorias das pessoas querem dizer com a palavra. Nós jamais entregamos nossa vontade para eles ou nos humilhamos diante deles, porque nos vemos como seus parentes, e não como inferior, submissos peões. Nem pedimos e suplicamos. Comungamos com eles e os honramos, enquanto procuram a sua bênção através de ritos formais e meditação informal. Vivendo um vida plena e virtuosa é uma forma de oração em si mesma. Nossa religião afeta todas as partes de nossas vidas, não apenas aqueles fragmentos que nós escolhemos chamar de "religiosos".

Você não Adoram pedras e árvores e os ídolos?
Não. Esses objetos não são deuses, por isso não adorá-los. Fazemos às vezes uso desses itens como lembranças de um Deus ou Deusa, e acreditamos que eles podem se tornar "carregado" com um determinado aspecto da energia divina, mas nós nunca confundirmos-los com as divindades reais.

Quais são os padrões de comportamento Ensinado no Asatru?
"Nove Nobres Virtudes": Coragem, Verdade, Honra, Fidelidade, Disciplina, Hospitalidade, Labor, Auto-Confiança ( Independência ) e Perseverança.
Algumas das qualidades que temos em elevada consideração são: força, coragem, alegria, honra, liberdade, lealdade para com parentes, realismo, vigor, e reverenciar dos nossos antepassados. 
Para expressar essas coisas em nossas vidas é virtuoso, e nós nos esforçamos para fazer isso. Seus opostos - fraqueza, covardia, aderência ao dogma do que à realidade do mundo, e assim por diante - constituem vícios e devem ser evitados. Comportamento adequado em Asatrú consiste em maximizar as virtudes de um e minimizar os vícios de cada um. Este código de conduta reflete os ideais mais altos e mais heróica do nosso povo.

Todas as religiões não acreditam nessas coisas Você acabou de nomear?
Não. As pessoas podem honestamente acreditar que este é o caso, mas o exame não confirmam isto. Eles acreditam na liberdade, no entanto, as escrituras dizem que eles são escravos de seu Deus. Eles aceitam que a alegria é bom, mas seus ensinamentos carrega-los com a culpa por causa de algum "pecado original" imaginário. Seu instinto é o de compreender o mundo da natureza a partir de evidências verificáveis, mas eles são instruídos para acreditar que preto é branco, redondo é plana, e os instintos naturais são maus, sem dúvida, quando os ensinamentos de seu conflito da igreja com a razão ou com os fatos conhecidos.
Muitos de nós instintivamente acreditam nos valores da Asatrú, porque eles foram passados até nós de nossos antepassados. Queremos acreditar que outras religiões defendem esses valores, então vemos o que queremos ver. A maioria das pessoas apenas ainda não percebeu que as principais religiões estão dizendo coisas que conflitam com os valores que conhecemos em nossos corações estão certos. Para encontrar virtudes do norte europeu, deve-se olhar para onde essas virtudes têm a sua casa natural - Asatrú.

O que você tem a dizer sobre o Bem e o Mal?
O bem e o mal não são constantes. O que é bom em um caso não será bom em outra, e mal em uma circunstância não será mal sob um conjunto diferente de condições. Em qualquer instância, o curso de ação correta, terá sido moldada pela influência do passado e do presente. O resultado pode ou não pode ser "bom" ou "mal", mas ainda vai ser a ação correta.
Em nenhum caso o bem e o mal, ditaram a nós pelos decretos de uma deidade alienígena autoritária, como no Oriente Médio. Espera-se que usar nossa liberdade, responsabilidade e consciência do dever de servir os fins mais alto e melhor.

O que o Asatru ensinar sobre vida após a morte?
Nós acreditamos que há vida após a morte, e que aqueles que viveram uma vida virtuosa vão continuar a experimentar maior satisfação, prazer e desafio. Aqueles que levavam uma vida caracterizada mais por vício do que por virtude será separado de parentes e condenados a uma existência de apatia e melancolia. A natureza precisa da pós-vida - o que ele vai olhar e sentir como gosta - está além de nossa compreensão e é tratada simbolicamente nos mitos.
Há também uma tradição no Asatrú de renascimento dentro da linha de família. Talvez o indivíduo seja capaz de escolher se quer ou não que ele ou ela seja re-manifestado neste mundo, ou pode 
haver leis naturais que regem esta. Em certo sentido, é claro, todos nós vivemos em nossas descendentes para além da vida após a morte como tal.
Nós do Asatrú não excessivamente nos preocupamos com a próxima vida. Nós vivemos aqui e agora, nesta vida. Se fizermos isso e fazê-lo bem, na próxima vida ela irá cuidar de si mesmo.

O Asatrú Envolve culto aos antepassados?
Asatrú diz que devemos honrar os nossos antepassados. Ele também diz que estão ligados aos antepassados de uma maneira especial. No entanto, nós na verdade não os adoramos.
Nós acreditamos que nossos antepassados passaram para nós certas qualidades espirituais da mesma forma como eles nos deram vários traços físicos. Eles vivem em nós. A família ou clã está acima e além dos limites de tempo e lugar. Assim, temos uma reverência para com nossos ancestrais, embora nós não nos envolvemos em culto dos antepassados como tal.

Será que Asatrú tem um livro sagrado, como a Bíblia?
Não. Há fontes escritas, que são úteis para nós porque contêm grande parte de nossa tradição sagrada na forma de mitos e exemplos de conduta correta, mas nós não aceitamos como infalíveis ou documentos inspirados. Qualquer religião que faz isso está enganando os seus membros sobre a pureza e precisão da palavra escrita. As várias facções concorrentes das religiões do Oriente Médio são prova disso. Suas interpretações conflitantes não podem ser todas corretas!

Há duas fontes de verdade da verdade santa, e nem se manifesta para nós em palavras. Um deles é o universo que nos rodeia, que é uma manifestação da essência divina subjacente. O outro é o universo dentro de nós, passado de nossos ancestrais como instinto, emoção, predisposições inatas, e a memória talvez até mesmo racial. Ao combinar essas fontes de sabedoria interna e externa com a literatura deixou-nos por nossos antepassados, chegamos as verdades religiosas. Esta orientação espiritual viva seja melhor do que qualquer poeira, "livro sagrado" dogmática, cujos escritos são muitas vezes tão ambíguas que mesmo estudiosos clerical discordar e cujas interpretações mudança com a política da época.

Asatrú tem sido descrito como uma "religião da natureza". O que isso significa?
Valorizamos a reverência espiritual, o sentimento de "conexão" com os deuses e deusas, que pode vir de experimentar e apreciar a beleza e a majestade da Natureza. Nossos atos através do direito natural das deidasdes. Ao trabalhar em harmonia com a Natureza podemos nos tornar co-trabalhadores com os Deuses. Esta atitude elimina a oposição entre "natural" e "sobrenatural" e entre religião e ciência.
Para nós, seguindo uma "religião da Natureza" significa reconhecer que somos parte da natureza, sujeito a todas as suas leis, mesmo quando os nossos preconceitos que ofende a influência cristãs. Podemos ser deuses da criação, mas também somos membros do reino animal - uma herança nobre em seu próprio direito. Nossos antepassados e os seus antecessores prevaleceram através de bilhões de anos de desafios inimagináveis, um feito que devemos a nós, mesmo os próprios deuses.

Onde veio a Universo veio De acordo com o Asatrú?
Nossos mitos descrevem o início do universo como o desdobramento de um processo natural, em vez de uma necessidade de intervenção sobrenatural. Seguidores de Asatrú não precisa abandonar a ciência moderna para manter sua religião. A sabedoria antiga de nosso povo descreve a interação de fogo e gelo e para o desenvolvimento da vida a partir destes - mas 
isto é simbólico, e vamos deixar para nossos cientistas para descobrir como o universo nasceu.

Quais são as Runas, e o que elas têm a ver com o Asatrú?
Runas são símbolos antigos germânicos representando vários conceitos ou forças no universo. Tomados em conjunto, expressam visão de mundo dos nossos antepassados. Seus significados estão intimamente ligados com os ensinamentos do Asatrú. Nossos mitos contam como Odin, pai dos deuses, ganhou-las através de provação dolorosa, para que os Deuses e humanos podem se beneficiar de sua sabedoria.

Como o Asatrú é Organizado?
Asatrú é não-autoritária e descentralizada, expressando o nosso amor da liberdade. Enquanto nós temos princípios definidos, temos pouco dogma. Não há um líder espiritual todo-poderoso cuja palavra é lei, não há "papa" no Asatrú a ditar a verdade. Nenhum guru ou sacerdote tem uma linha exclusiva direta para os Deuses. Os deuses vivem em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário